Friday, December 30, 2005

Sofia




Minha mulher e eu temos uma filhinha de 13 meses, a Sofia, que é um amor de bebê e é também a neta distante dos quatro avós saudosos. Eu me mudei para os Estados Unidos quando ela tinha pouco mais de 10 dias de nascida. Ela poderia ter nascido aqui e assim ter dupla cidadania, já que o visto de trabalho saiu bem antes do nascimento. A escolha por nascer no Brasil foi devido a vários fatores. Um deles é que nenhum plano de saúde daqui (e do Brasil também) cobre parto de mãe já grávida durante a adesão. O nosso plano de saúde no Brasil já estava cuidando da gravidez muito bem e Sofia teimava em permanecer sentada, situação em que o parto Cesariano é o mais indicado. O custo de uma C-Section, como este tipo de parto é chamado por aqui, custa cerca de US$ 9.000 se tudo correr bem.

Embora a parte financeira tenha tido um papel importante, a escolha do nascimento no Brasil foi principalmente pela proximidade com a família. Nós éramos (e ainda somos) marinheiros de primeira viagem no assunto de paternidade. Estar perto da família foi fundamental. Nestes 10 dias em que eu passei com a Sofia antes da mudança, também tive de cuidar da retirada do seu passaporte, compra da passagem para dois meses e meio depois (época que o médico considerou prudente) e pedido de visto. Dois meses e meio depois e após montar apartamento, preparar plano de saúde, comprar carro e outras providências fui buscá-las. Na época morávamos em Rockville, Maryland, na região da grande Washington, DC. Elas chegaram um dia depois de uma grande nevasca. Nem é preciso dizer qual o estado de espírito da minha mulher: longe dos país, em um país novo, diante de uma língua nova que ela não tinha muito domínio, recém mãe e ainda recuperando da cirurgia e com a filhinha pequena. Depois eu conto mais.


As boas vidas de Maryland para minha esposa e Sofia

6 comments:

Hemeterio said...

Z, a Sofia é muito linda, apesar de se parecer levemente contigo, re re re.

Beijo na R. e feliz 2006!!!

Zarastruta said...

Hemé,

Pois é, Hemé. Vendo a Sofia e a semelhança, eu fico imaginando que eu só não sou bonito por pouca coisa, já que o problema está só no arranjo dos elementos :)

BRANCA said...

oi!
parabens pela Sofia, ela é muito linda!

feliz 2006

Zarastruta said...

Branca,

Obrigado pelo elogio. Feliz 2006 para você também.

Lucas Ponzo said...

Rodney, parabéns pela sua filha e pela morada nova. Espero que estejam se adaptando e gostando da nova vida.

Felicidades para vc e sua família.

John Preston said...

Parabéns pela Sofia, é uma menina linda.

Já eu, estou louco pra ir morar nos EUA e não posso.