Saturday, April 14, 2007

A Tempestade e o Tornado

Tornado
“Uma coluna de ar violentamente em rotação, em contato com o solo, projetada de cima ou de baixo de uma nuvem cumuliforme e frequentemente (mas não sempre) visível como uma nuvem afunilada” - American Meteorological Society glossary of terms.


Uma das coisas que eu passei a observar quando me mudei para os Estados Unidos foi a previsão do tempo. O meu primeiro destino foi Rockville, MD, uma cidade satélite de Washington, DC, onde o inverno é rigoroso e as demais estações agradáveis. Eu inclusive já falei sobre o assunto em outros dois posts: um sobre Sofia, outro sobre o desabrochar das cerejeiras.

Quando eu mudei para o Texas, continuei o meu hábito de observar a previsão antes de sair de casa a ponto de ter um plugin instalado no meu navegador de Internet. Este utilitário mostra uma exclamação vermelha quando há algum alerta. Saí de casa com a tal exclamação, a mensagem que parece com texto de telex (é, sou dos velhos tempos), informava o risco de tornado em vários condados da região. Mas tanto Las Colinas onde eu trabalho e Plano, onde moro, não estavam no tal alerta. Minha mulher me ligou perto das duas da tarde no momento em que eu estava discutindo o meu bônus com meu gerente e por isso não atendi. Depois vi no recado que ela pedia para eu ir logo para casa por causa do perigo de tornado. Verifiquei a previsão do tempo novamente e vi que havia sim um alerta, mas não para nossa região. De qualquer maneira um alerta de tempestade de trovões estava prevista para Plano e Frisco para às 6h50min. Um alerta tem esta forma maluca:


National Weather Service Zone - TXZ104

FWDNPWFWD
WWUS74 KFWD 142255
NPWFWD

URGENT - WEATHER MESSAGE
NATIONAL WEATHER SERVICE FORT WORTH TX
555 PM CDT FRY APR 13 2007

TORNADO ALERT

DAMAGING WINDS OF 60 MILES/HOUR EXPECTED TO MEET ADVISORY CRITERIA AFTER 6 PM ON FOLLOWING COUNTIES:

TXZ091>095-100>107-115>123-129>135-141>148-156>162-174-175-150000-
/O.EXP.KFWD.WI.Y.0006.000000T0000Z-070414T2300Z/
MONTAGUE-COOKE-GRAYSON-FANNIN-LAMAR-YOUNG-JACK-WISE-DENTON…

THUNDERSTORM ALERT

THUNDERSTORM WITH CHANCE OF BECOMING TORNADO ON SHORT NOTICE ALERT EFFECTIVE ON FOLLOWING LOCALITIES:

PLANO 6:50PM/FRICO 6:55PM/….


Tinha um alerta de tempestade, mas não de tornado. Eu não li a letrinha miúda que dizia que poderia se transformar em tornado de uma hora para outra. Liguei para minha mulher e a tranqüilizei, dizendo que ela poderia ficar no trabalho até às 5h da tarde que não haveria problema. Acabei me ocupando e só voltei para casa às 6h. Os 40Km que separam meu trabalho de minha casa levam normalmente 30min, neste horário e em um dia de sexta-feira. Volto na highway que cobra pedágio (e por isso tem menos carros) pisando no acelerador (entre 100 e 140 km/h). Senti que meu carro era puxado para a direita. Também não vi na letrinha miúda que haveria ventos de 40 km/h na minha região. Diminui a velocidade para evitar riscos e quando deu as tais 6h50 eu ainda estava a alguns quilômetros de casa. E exatamente no horário marcado começaram a cair gotas de chuva. Na esquina de casa, a chuva já caia como uma parede de água e os raios e trovões davam o tom tenebroso. Parei para abastecer no mesmo momento que a minha esposa ligou.



Cheguei em casa e a mulher já estava apavorada. Eu estava tranquilíssimo. Dormimos enquanto chovia, mas nada de vento forte ou mesmo muitos trovões. Um casal amigo nos liga de manhã e perguntam onde estávamos durante o tornado. Que tornado? O que aconteceu é que o tornado atingiu o norte de Dallas e este casal resolveu ir para o Walmart exatamente na hora do alerta. No momento que entraram no supermercado viram as nuvens se afunilarem e irem para o solo. A primeira reação que tiveram foi saírem correndo para o estacionamento, bem perto do centro do tornado. Por sorte, o segurança os impediu de fazer esta bobagem (estavam ainda com os dois filhos pequenos) e os mandou para o fundo da loja. No final ninguém ficou ferido. Outro casal de amigos que moram no Norte de Dallas disse que o tornado chegou próximo à casa deles. Enquanto isto, nossa família dormia tranqüila sob o barulho da chuva.

5 comments:

edge said...

Impressionante a metereologia é importante nesses lugares. No Brasil a gente nao da muito valor porque nao temos tantas calamidades naturais, exceto pelas weather girls ;) da tv.
Eu tambem ja 'peguei' um tornado (ou era ciclone?) quando morava em Curacao, no Caribe.
Todas as praias de um lado da ilha foram destruidas. San Marteen (uma ilha a 30 minutos de onde eu morava) foi pega em cheio.

Hemeterio said...
This comment has been removed by the author.
Hemeterio said...

Viram um tornado em Marte? Não sei com relação à escala, distância e tal, mas, pô! Outro planeta!

http://g1.globo.com/Noticias/
Ciencia/0,,MUL22439-5603-93,00.html

Anonymous said...

Oi Z...
Nossa que susto hein!!!
Passei só pra dizer oi...rs
Bom fim de semana.

bj

Zarastruta said...

E.

Miami tambem tem os seus furacoes. Aquela area e' bem perigosa. Aqui no norte do Texas as coisas tendem a ser mais tranquilas. Por isso o espanto.

H.
O tornado em Marte foi muito interessante, embora nao tenha tido relatos de casas destruidas. Eu vi a animacao. Aqui foi uma coisa mais terrena.

B.
Eu tinha de passar por uma destas :)