Saturday, May 24, 2008

O Circo de Pablo Fanque



Eu finalmente assisti ao musical baseado nas músicas dos Beatles - Across the Universe – que já havia mencionado no blog. Peguei o filme no Netflix que é um serviço que envia filmes pelo correio e permite que você fique com o DVD o tempo que quiser. Normalmente os DVDs para o mercado americano não possuem legendas em português. Este DVD em particular, por ser um filme de arte, tinha legendas em quase todas as línguas incluindo o português do Brasil. Eu passei muito tempo com o filme. Vi repetidas vezes e pelo menos duas vezes com as tais legendas. A versão em português do I am the Walrus, a música mais emblemática escrita por Lennon, é tão imprecisa que vai merecer seu próprio post. O presente post é para falar de Pablo Fanque.


Em 1841, William Darby, um artista de palco de 45 anos de idade com o nome artístico de Pablo Fanque, foi o primeiro negro a montar um circo na Inglaterra. A estória de Darby, ou Pablo Fanque, estaria esquecida se não fosse pelo fato de ele ter feito em 1843 um poster de um dos espetáculos. No começo de 1967, John Lennon viu o tal poster em um antiquário, achou interessante e o comprou. Cerca de um mês depois ele gravou Being For The Benefit of Mr Kite, uma das músicas mais complexas do Sargent Pepper's que é praticamente um novo arranjo do que está escrito no cartaz do circo. Acredita-se que Mr. Kite era William Kite que trabalhou no circo de Pablo Fanque. No início Lennon disse não estar muito orgulhoso da música, mas depois passou a considerá-la "pura como uma pintura de aquarela". Mas como todas as músicas dos Beatles ela também tem as mensagens escondidas dentro das mensagens escondidas. A BBC não tocava a música por causa do trecho que diz Henry the Horse que é a junção de duas palavras que são usadas como gíria para heroína na Inglaterra. No filme Across the Universe, Eddie Izzard (que faz o Mr. Rich no seriado The Riches) no seu discurso-canção inclui a frase: "turn on, tune in, drop out" inventada por Timothy Leary, o escritor que pregava o uso de drogas psicodélicas.

A letra: For the benefit of Mr. Kite / there will be a show tonight on trampoline / The Hendersons will all be there / late of Pablo Fanque's fair, what a scene / Over men and horses hoops and garters / and lastly through a hogshead of real fire / In this way Mr. K will challenge the world / The celebrated Mr. K / performs his feats on Saturday at Bishopsgate / The Hendersons will dance and sing / as Mr. Kite flies through the ring, don't be late / Messers K. and H. assure the public / their production will be second to none / And of course Henry the Horse dances the waltz / The band begins at ten to six / when Mr. K performs his tricks without a sound / And Mr. H will demonstrate / ten somersets he'll undertake on solid ground / Having been some days in preparation / a splendid time is guaranteed for all / And tonight Mr. Kite is topping the bill
Original dos Beatles:

Versão do Eddie Izzard:

6 comments:

Hemeterio said...

yeah, bom voltar aos teus escritos man!

ainda nao vi across the universe, vou pegar aqui pra ver.

Edge said...

muito bom!

Anonymous said...

HKJLMÇ]~LÇLP´JL´PLMJ[ JKJHKJBKH,KK

Inutilidades Públicas said...

Fala, cara.
Pô, se quiser pode passar pra inglês, sem problemas.
E o que vem a ser creative commons?
abs

guabiras said...

Zara,
todos com acabamento no
computador. Por isso a
qualidades das cores são fiéis!


Tamos aí
manibura@hotmail.com


*Show de bola.
Ciomo já disse Hemetério:
Sempre é bom
acompanhar seus escritos..
abços!!!!

Heitor said...

Across The universe é muito foda, demais mesmo