“Nós, homens do conhecimento, não nos conhecemos; de nós mesmos somos desconhecidos – e não sem motivo. Nunca nos procuramos: como poderia acontecer que um dia nos encontrássemos? Com razão alguém disse: “onde estiver teu tesouro, estará também teu coração ”.”
Friedrich Nietzschie – Genealogia da Moral – Uma Polêmica (Prólogo)
“Penso, logo sou”.
Renée Descartes
“Penso onde não sou, portanto sou onde não me penso”.
Jacques Lacan (criticando Descartes e estabelecendo que o nosso eu está longe do nosso pensamento consciente)
“A existência precede a essência” .
Jean Paul Sartre
“A experiência [sintoma psicanalítico] tem (..) uma face perceptível pelos sentidos, que se apresenta como o instante em que o paciente diz e não sabe o que diz. É o momento do balbucio, ali onde o paciente gagueja, o instante em que ele hesita e sua fala se subtrai. (…) Sim, o inconsciente é, na verdade, a ordem de um saber que o sujeito veicula, mas ignora”.
J.D. Nasio – Cinco Lições sobre a Teoria de Jacques Lacan
“A razão é a inimiga que nos proíbe de experimentar novas formas de prazer”
Freud
“(…) Para Freud, a linguagem, longe de ser o lugar transparente da verdade, é o lugar do ocultamento. O sentido que se percebe oculta um outro sentido mais importante, e essa importância será tanto maior quanto maior for a articulação entre a linguagem e o desejo. (…) A função [da psicanálise] é fazer aparecer o desejo que o discurso oculta (…)”
Garcia-Roza – Freud e o inconsciente
4 comments:
“Penso, logo desisto”.
Renée Descartável
Eu tive ali nessa foto. em 2002, quando trabalhei na Grecia. Entrada para o Templo de Delphi de frente para o monte parnasus :)
hee...bons tempos
Edge,
Só quero saber se existe algum lugar no mundo onde você não tenha trabalhado?
Africa e Australia :)
Post a Comment